CUIDADOS PARA SUA CASA NO INVERNO
O inverno chegou e, com ele, alguns cuidados extras que devemos tomar com nossa casa. No frio, muitos hábitos devem ser mudados e precisamos tomar mais precauções, afinal, a estação mais fria do ano é também àquela em que ficamos mais propensos a doenças, principalmente as que afetam os sistemas respiratórios.
Para evitar essas situações, existem alguns pontos principais a que devemos nos atentar, principalmente com relação à limpeza, conservação dos móveis, roupas e alimentos.
Janelas abertas
Com o clima, nossa tendência é manter o ambiente sempre fechado, o que impede a circulação de ar e aumenta a proliferação de ácaros e bactérias. Para evitar esses e outros problemas, mantenha as janelas abertas por pelo menos uma hora todos os dias. Isso fará com que o ar seja renovado, evitando criar um ambiente viciado.
O sol é outro aliado na hora de expulsar os ácaros e bactérias da sua casa, por isso, nada de cortinas e janelas bloqueadas durante o dia.
Limpeza pesada
O pó traz ácaros e, com o sistema imunológico frágil, ficamos mais suscetíveis a gripes e resfriados, assim como crises alérgicas. Por isso, a limpeza da casa deve ser feita regularmente. Esqueça os espanadores e panos secos, que só espalham ainda mais os agentes bactericidas e dê preferência aos panos úmidos e aspiradores de pó.
A água sanitária e o vinagre branco são ótimas opções para deixar a casa esterilizada e longe de fungos. A recomendação é investir na faxina ao menos 3 vezes na semana.
Hora de lavar roupa
As roupas são outras grandes acumuladoras de ácaros e bactérias, por isso, lave todos os seus casacos, calças, toucas e luvas semanalmente. As peças mais pesadas, que ficam guardadas nas estações mais amenas do ano, precisam ser lavadas antes da utilização, mesmo que estejam limpas.
Para as roupas de cama e banho a recomendação é a mesma: lave tudo, do lençol ao edredon, semanalmente. As toalhas devem ser lavadas a cada 4 dias, para evitar fungos e bactérias. Prefira secar tudo ao sol!
Ar úmido e saudável
Para evitar o clima seco, invista em umidificadores de ar. Eles são práticos, portáteis e podem ser muito úteis, principalmente para os alérgicos.
Se você não possui um, pode colocar bacias com água em todos os cômodos ou toalhas molhadas em frente à janelas.
De olho no seu animalzinho
Os cães e gatos também sofrem muito com o frio, assim como outros animais domésticos. Mantenha a frequência de banhos e evite deixá-los com excesso de pelos, que facilita a proliferação de ácaros e causa alergia.
É ideal que eles sejam mantidos em ambientes ventilados, para que não fiquem doentes, além de evitar locais muito úmidos. Os cobertores, roupinhas, casinhas e caminhas dos pequenos também precisam de atenção, pois devem ser limpos quinzenalmente.
Plantas também precisam de atenção
Com o frio, as plantas podem queimar ou até mesmo morrer. Evite deixá-las expostas à rajadas de vento ou chuva excessiva e , se possível, coloque-as em abrigos ou até mesmo dentro de casa. Acrescente cascas de pínus ou húmus de minhoca aos vasos, que funcionam como isolante térmico para as raízes.
Se você é um amante de plantas tropicais, opte por cobrí-las com cobertores ou mantas leves, evitando que fiquem sob ação direta do frio.
Cuidado com tapetes e cortinas
Mesmo quando são limpos regularmente, os tapetes e cortinas tendem a captar o pó com mais frequência que outros móveis ou objetos de decoração, por isso é recomendado guardá-los e evitar sua utilização durante o inverno. Se for impossível, prefira lavá-los quinzenalmente com empresas especializadas.
As mantas e almofadas para sofá também devem ser observadas com a mesma atenção.
Não coma na cama
Com o frio, nossa tendência natural é se encolher sob os cobertores. Porém, evite levar os alimentos para a cama, já que baratas e outros insetos são atraídos por eles.
Tomando alguns cuidados, fica fácil manter sua casa limpa, organizada e principalmente segura, mesmo no inverno. Gostou das dicas? Então comente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário