The Truman Show (O Show de Truman: O Show da Vida (título no Brasil) é um filme norte-americano de comédia dramática de 1998 dirigido por Peter Weir e escrito por Andrew Niccol. Estrelado por Jim Carrey, o filme mostra a vida de Truman Burbank, um homem que não sabe que está vivendo numa realidade simulada por um programa da televisão, transmitido 24 horas por dia para bilhões de pessoas ao redor do mundo. Truman começa a suspeitar de tudo o que ocorre ao seu redor, e embarca em uma busca para descobrir a verdade sobre sua vida. Também no elenco estão Laura Linney, Noah Emmerich, Natascha McElhone e Ed Harris.
O que pensar se a sua casa, vizinhos, até mesmo toda sua cidade fossem um set cinematográfico? Este é o mundo ilusório – uma grande utopia suburbana – é onde esta inocentemente encarcerado Truman Burbanks, enganado por laços de espaços e preso em rotinas. O filme questiona a ideia de uma realidade “perfeita”, e os problemas de cenas previsíveis da vida no suburbio. A partir da perspectiva de planejamento urbano e da arquitetura, o filme faz você se perguntar: até que ponto devemos ter o controle sobre nossos ambientes? Até que ponto devemos projetar para além de nossas escolhas, ou aleatoriedade, ou desordem, em nome do que acreditamos ser a “perfeição”?
INFORMAÇÕES
Título Original: The Truman Show
Ano: 1998
Tempo: 103 min.
País: Estados Unidos
Diretor: Peter Weir
Roteiro: Andrew Niccol
Trilha Sonora: Burkhard Dallwitz, Philip Glass
Elenco: Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris, Noah Emmerich, Natascha McElhone
SINOPSE
Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário