DESCRIÇÃO

Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

SEGUNDA DE ESTILO: Estilo Romântico


Perfil do estilo romântico


Um estilo romântico não significa uma decoração exclusivamente feminina, mas antes a criação de ambientes íntimos e serenos que nos parecem transportar para outros tempos, marcados por uma elegância sublime, mas agora com um toque de conforto irresistível.

Decoração de quarto com estilo romântico

Em termos de mobiliário, o estilo romântico é marcado por traços curvilíneos, pés arredondados e peças trabalhadas, com alguns detalhes vistosos. As mesas redondas, ovais e as camilhas são presença assídua, assim como os bancos estofados, colocados aos pés das camas e das poltronas. O mobiliário mais utilizado para criar espaços românticos é o de ferro, madeira clara e escura, mas também as peças de mobília pintadas de branco, bege ou azul claro, por exemplo.

Como a decoração é, acima de tudo, um gosto pessoal e, de preferência funcional, a organização e exposição de um espaço romântico tanto pode ser casual e descontraído, com objetos pousados quase que aleatoriamente; como mais formal e simétrico, onde tudo tem o seu lugar. É uma questão de gostos e de estética visual.

A paleta de cores normalmente associada ao estilo romântico é invariavelmente suave e de baixa intensidade: branco, tons neutros e pastel são as cores de eleição para quem pretende romantizar um qualquer espaço. No entanto, como a paleta base é tão neutra, podem adicionar-se alguns pontos de cor mais fortes – amarelo, azul, encarnado, verde, lilás ou fusia, sem perder o romantismo.

Motivos listados, axadrezados, florais, adamascados e de inspiração vitoriana são aqueles mais associados ao estilo romântico e podem ser aplicados a tudo, desde lençóis de cama, a papel de parede, cortinados e sofás. No entanto, a decoração com padrões exige sempre um certo grau de conta, peso e medida.

Um espaço romântico requer tecidos que são um mimo para tocar e bonitos de se apreciarem: seda, cetim, chenilha, veludo e acolchoados são uma boa opção porque a qualidade das suas texturas contribui para a própria decoração. As rendas, laços, tricô e crochê completem o cenário. Não é raro as camas estarem equipadas com saias e repletas de almofadas confortáveis e mantas aos seus pés.

Embora os tapetes não sejam um dos elementos-chave da decoração romântica, querem-se discretos mas sumptuosos, ou seja, devem contribuir para que cada ambiente romântico se torne ainda mais aconchegante, sem o dominar por completo. Privilegia-se um chão simples, mas bonito, revestido em madeira ou noutro material subtil.
Nas salas de estar e de jantar, as cadeiras e poltronas são sempre elegantes e quase sempre estofadas ou então equipadas com uma almofada, principalmente as da cozinha. Os sofás são confortáveis e ladeados por mantas e almofadas aconchegantes, de preferência de frente para uma lareira. As capas também são uma boa opção, ora para os sofás, ora para as poltronas ou cadeiras.

Num quarto romântico, a cama é sempre rainha do romance, com destaque para estruturas em ferro ou então para camas de madeira imponentes com quatro colunas e/ou cabeceiras luxuosamente forradas com tecidos elegantes. O que não pode mesmo faltar neste ambiente, é um dossel, tule ou cortina suspensa sobre a cama ou a funcionar simplesmente como adereço decorativo. Os tradicionais guarda-roupas são outra peça chave.

Para um toque especial, crie um espaço no quarto para colocar um toucador com espelho, uma poltrona sofisticada, alguns frascos de perfume vintage e porque não um conjunto de escova, pente e espelho de mão em prata?

O perfil de um banheiro romântico passa quase sempre pelo branco, com uma banheira com pés, um toucador, uma poltrona e bonitos quadros para decorar as paredes.

A luz natural é uma das principais características da decoração romântica, que privilegia o uso de cortinas transparentes ou semi-transparentes para filtrar ligeiramente a luminosidade exterior, enchendo as divisões de claridade. A simplicidade das cortinas esvoaçantes é muitas vezes enriquecida com a colocação de uma persiana, num tecido padronizado ou então com outro cortinado, num tom mais claro ou escuro – estes podem ser deixados para fluir livremente ou então amarrados com borlas ou uma simples fita em cetim.

Quando é noite lá fora, a iluminação artificial também é um fator importante no que toca em criar um ambiente de romantismo: pequenos candeeiros de mesa e de parede são as escolhas mais óbvias, sempre equipadas com lâmpadas de baixa intensidade. No teto, o destaque vai para os lustres e espalhadas um pouco por toda a parte, as velas, de preferência aromáticas.
Num ambiente soft e tranquilo como este, um toque subtil de brilho fica sempre bem: os apontamentos em vidro, cristal, dourado, prateado, bronze, ferro e metal também fazem parte da decoração romântica.

Alguns exemplos de objetos decorativos para um espaço romântico podem passar por: castiçais, passepartouts, caixas em tecido, arcas e baús em pele ou madeira, malas antigas, arranjos florais, borlas penduradas de puxadores de portas e gavetas, espelhos ornamentados, obras de arte com motivos de flores e de inspiração vitoriana…
A decoupage, uma arte decorativa que permite a transferência de guardanapos de papel ilustrados para mil e uma superfícies, é uma técnica, cuja beleza e originalidade, combina na perfeição com o estilo romântico.

É muito fácil associar um ambiente romântico ao sexo feminino, no entanto, esta é uma decoração que pode ser desfrutada por mulheres e por homens – para um toque mais masculino junte à mobília mais curvilínea, atributos tipicamente mais másculos: tecidos às riscas, uma poltrona em pele ou apontamentos em madeira escura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário