DESCRIÇÃO

Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.

sábado, 21 de novembro de 2015

ARQUITETURA NO CINEMA: DISTRITO 9




O filme "Distrito 9", é a ficção mais próxima da realidade que você imagina. Os alieniginas “Prawns” não são apenas imigrantes que sofrem toda sorte de dilemas mundanos, mas ficionalização do tratamento do negro na Africa do Sul e no mundo. 

A visão do tema é global, dentro do contexto sul africano bem conhecido, regime do Apartheid, exploração e alienação em causa própria. A visão xenofóbica da população da África do Sul a respeito da presença alienígena em várias entrevistas e cortes televisivos. Muitos deles, são materiais extraídos dos arquivos das cadeias televisivas e por tanto, nos oferecem um inquietante contexto fictício que se alimenta dos verdadeiros sentimentos da população em relação ao conflito que aconteceu dentro do seu território.

O próprio título do filme "Distrito 9", é tanto uma referência a localização marginal onde se desenrola a ação do filme, como uma referência clara ao "Distrito 9", um antigo  guetto na Cidade do Cabo, na África do Sul, habitado pela população negra, que foi destruído pelo governo. Seus habitantes foram transferidos de formas pouco éticas à um setor mais afastado da cidade, para ver seu antigo lar convertido em um subúrbio exclusivo para a população branca. 

O desenho da sua tecnologia possui um aspecto fortemente industrial. Suas armas parecem mais como partes mecânicas de uma fábrica e sobretudo sua nave mãe se assemelha a um "Skyline" invertido, que suspensa sobre a própria cidade de Joanesburgo, nos adverte a todo o momento sobre o conflito latente entre ambas civilizações.

Talvez o mais memorável de todo o trabalho do diretor Neil Blomkamp é mostrar um retrato cru sobre nós mesmos e como o modelo no qual se desenvolve nossa sociedade está sustentado por valores errôneos. No lugar do diálogo e da tolerância, ao invés de gerar uma sociedade multicultural, rejeitamos tudo aquilo que não compreendemos e os colocamos atrás de grades como algo prejudicial ao nosso desenvolvimento.

CENAS CHAVE

1. Presença constante da Nave Mãe

Sem saber o motivo, um dia aparece uma nave alienígena sobre o céu de Joanesburgo. A todo momento, a nave cria uma presença ameaçadora para a população humana. 



2. Superlotação de uma População Perdida

Ao inspecionar a nave, a população alienígena aparece em condições deploráveis. A nave se assemelha a qualquer imigração histórica que procura melhores condições em um novo território.



3. Marginalidade, Segregação e Maltrato

A presença prolongada dos alienígenas torna o campo de refugiados em um bairro marginal, o qual se mantem afastado do resto da sociedade por meio da força. 



5. Um ambiente propício para a Máfia

Ao estar na mesma situação marginal, a população nigeriana aproveita a vulnerabilidade alienígena para comercializar armas por alimentos criando uma grande máfia internacional.



6. Incompreensão e Intolerância Cultural

Mesmo quando os alienígenas já estavam adaptados a linguagem humana, eles continuavam sendo considerados selvagens, seres inferiores, tratados de maneira infantil.



7. Sociedade Tecnológica / Utopia Alienígena

Apesar de vê-los com inferioridade, os alienígenas possuem uma tecnologia muito superior à humana. Seu único desejo é voltar a casa e fugir dos maus-tratos e da intolerância. 



8. Dualidade Urbana

A cidade se desintegra de maneira difusa quanto mais se aproxima da marginalidade. Esta converte-se no refúgio de criminosos. 



9. A riqueza não procura a integração com o resto da cidade. Pelo contrário, se institucionaliza e busca diferenciar-se da pobreza a todo custo no seu arquétipo de modo de vida.



10. Conflito e Rejeição Social

Depois de duas décadas na cidade, a população local está farta da presença alienígena, que interferem na sua vida diária e provocam enfrentamentos violentos de maneira constante.



11. Um Retrato da Sociedade Atual

Quando a nave alienígena se afasta da cidade, as pessoas saem às ruas em um dia de festa. Acreditam que nefasto se afastou, quando na realidade, a verdadeira maldade habita neles. 



FICHA TÉCNICA

Data de Estreia: 13 de Agosto 2009
Duração: 112 min.
Gênero: Ação / Ficção Científica
Diretor: Neil Blomkamp
Roteirista: Neil Blompkamp / Terri Tatchell
Fotografia: Trent Opaloch
Música: Clinton Shorter
Elenco:   Sharlto Copley, David James, Jason Cope



SINOPSE

Em março de 1982, uma grande nave-mãe alienígena chega à Terra, pairando imóvel acima de Joanesburgo, África do Sul. Os relatórios sugerem que a nave ficou encalhada após um módulo de comando separado dela ter caído na Terra. Depois de três meses, uma equipe entra na nave e descobre um grupo de mais de um milhão de extraterrestres artrópodes, como aparentemente não têm líder, são, então, refugiados na Terra. Os aliens, depreciativamente designados de "camarões", ficam confinados em um campo do governo dentro de Joanesburgo chamado Distrito 9. O acampamento fica protegido com uma presença massiva da polícia e logo se transforma em uma favela.
Na primeira década do século XXI, o governo Sul-Africano contrata a Multinational United (MNU), uma empresa privada militar sob a direcção do seu CEO, Dirk Michaels, para realocar 1.800.000 de aliens para o novo Distrito 10. Em 2010, Wikus van de Merwe (Sharlto Copley), um jovem empregado da MNU, é nomeado por Piet Smit, um executivo da MNU, para liderar a mudança com o serviço de ordens de despejo.
Joanesburgo, África do Sul, local onde se passa a história do filme.
Entretanto, três alienígenas, Christopher Johnson (Jason Cope), seu filho e um amigo, buscam uma tecnologia alienígena para destilar um fluido misterioso, armazenando-o em uma vasilha pequena. Mais tarde, ao invadir o barraco do amigo de Christopher, Wikus descobre e apreende o recipiente, acidentalmente acionando algumas pulverizações do líquido em seu rosto. O amigo de Christopher quebra o braço esquerdo de Wikus e, como ele tenta fugir, é posteriormente morto por Koobus Venter, um soldado líder da operação da MNU.
Wikus mais tarde começa a se sentir mal, com um líquido preto saindo de seu nariz e unhas caindo. Naquela noite, ele desmaia e é levado para um hospital. Lá, percebe que seu antebraço esquerdo se transformou em um braço alienígena. Ele é imediatamente tomado em custódia pela MNU, onde se descobriu que ele tinha a capacidade operar armamento alienígena, devido à mutação do seu DNA. Os cientistas da MNU decidem a vivissecção de Wikus, mas ele domina e escapa de seus captores. Smit conta mentiras para a imprensa, afirmando que Wikus está infectado com uma exótica doença sexualmente transmissível e altamente contagiosa. Ele também envia Venter e seus homens para capturá-lo.
Agora um fugitivo, Wikus encontra refúgio no Distrito 9 e, eventualmente, busca a ajuda de Christopher. Christopher revela a Wikus que a vasilha que foi pulverizada em seu rosto o permitiria reativar a nave-mãe adormecida. Ele também revela o módulo de comando perdido, oculto sob o seu barraco, e concorda em ajudar Wikus se ele recuperar o recipiente da MNU. Wikus aceita sua oferta e tenta comprar armas da quadrilha local formada por nigerianos. Lá, ele é capturado e trazido perante o líder da quadrilha, Obesandjo (Eugene Khumbanyiwa), que procura ganhar a capacidade para operar armas alienígenas que Wikus adquiriu com a mutação. Wikus consegue pegar uma arma alienígena e fugir com armas escondidas.
Wikus e Christopher invadem os escritórios da MNU e recuperam com êxito o recipiente, fugindo de volta para o Distrito 9, com as forças do MNU em sua perseguição. Christopher diz a Wikus que ele terá de procurar a ajuda de outros alienígenas antes de curá-lo, o que levaria três anos. Enfurecido, Wikus bate em Christopher, o que o deixa inconsciente, e entra no módulo de comando. Logo após a decolagem, o módulo é atingido por um míssil MNU, causando a colisão. Venter e seus homens tomam Wikus e Christopher como prisioneiros. Enquanto eles tentam sair do Distrito 9, a quadrilha de Obesandjo faz uma emboscada e, depois de um tiroteio intenso, Wikus é levado para Obesandjo.
A partir do módulo de comando abatido, o filho de Christopher ativa a nave-mãe e um exoesqueleto mecânico alienígena localizado no acampamento de Obesandjo, que ele usa para matar Obesandjo e seus homens. Enquanto isso, Venter captura Christopher, enquanto Wikus toma o controle do traje de combate. Inicialmente, ele foge, mas depois volta atrás e resgata Christopher. Os dois brigam em seu caminho para o módulo de comando, onde Christopher promete a Wikus que ele vai voltar para curá-lo em três anos. Christopher ativa um raio da nave-mãe que levita o módulo de comando na direção da nave. Wikus, em seguida, consegue matar todos os soldados da MNU, exceto Venter. Feridos, Wikus rasteja para fora do traje de batalha agora destruído. Venter se prepara para matá-lo, porém vários alienígenas furiosos atacam e desmembram Venter. A nave-mãe deixa a Terra, enquanto os residentes de Joanesburgo comemoram sua partida.
Uma série de entrevistas e noticiários são mostrados, com as pessoas teorizando sobre o paradeiro de Wikus e se Christopher voltaria para retaliar os humanos. Os experimentos ilegais da MNU sobre os alienígenas são expostos, assim como a mudança dos alienígenas para o Distrito 10 é feita. A esposa de Wikus, Tania, revela ter encontrado uma flor de metal em sua porta, o que lhe dá esperança de que seu marido ainda esteja vivo. O filme termina em um campo aberto, onde Wikus, agora um completo alienígena, é visto fazendo uma flor de metal.


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