MOVIMENTOS ARQUITETÔNICOS ATRAVÉS DE FILMES
Um pouco confuso em relação aos diferentes estilos arquitetônicos? Você sabia que podemos aprender muito através do cinema?
FUTURISMO (1909-1914)
O QUINTO ELEMENTO (1997)
O filme retrata a cidade de Nova York do século XXIII, onde as edificações com estilo eclético único, os arranha céus e sistemas de transporte transformam essa cidade repaginada no sonho de qualquer futurista. No filme, a cidade cresceu e chegou a proporções gigantescas. Carros voadores se movimentam perigosamente entre os arranha céus e várias passarelas conectam essas edificações. Ainda assim é perceptível a presença dos detalhes das edificações em Art Nouveau e Art Deco, que não perderam sua essência.
A fabricação industrializada, o barulho, a violência e o perigo são alguns elementos que incorporam os aspectos da idealização dessa nova era de máquinas pelo fato de que a eletricidade, o motor a combustão interna e outros avanços da época convenceram os futuristas de que o futuro seria acelerado, industrializado e arrojado.
ARQUITETURA FASCISTA (1922-1942)
EQUILIBRIUM (2002)
O filme foi filmado em Berlim para fazer uso da antiga arquitetura Fascista que teve uma de suas origens na Alemanha, com Benedito Mussolini chegando ao poder em 1922, e outra na Itália.
Este estilo nasceu da reconciliação entre a arquitetura moderna racionalista e a arquitetura clássica grega e romana, e como característica principal pode se notar o uso do aço e vidro e a simetria das formas. É difícil deixar passar a mensagem das formas austeras endossadas pelos líderes Fascistas: o estado é a força dominante em todas as faces da vida pública e privada. Os dois países instauraram a Arquitetura Fascista em uma escala imponente, capaz de abrigar grandes comícios políticos.
ART NOUVEAU (1890 – 1914)
MEIA NOITE EM PARIS (2011)
A “nova arte” surgiu na década de 1890 em toda a Europa, quando artistas e arquitetos estavam em busca de um novo estilo que combinasse com a vinda do novo século. Alguns arquitetos, que procuravam novos padrões decorativos, começaram a pensar nas curvas e formas complexas da natureza como uma possível inspiração para o estilo do futuro.
MODERNISMO (1920 – até hoje)
PLAYTIME (1967)
O filme conta com quase nenhum diálogo e retrata com humor os absurdos do mundo moderno. O estúdio de filmagem contou com um conjunto enorme que incluiu um aeroporto, escritórios, uma exposição comercial, apartamentos, um jardim real e um “carrossel de carros”.
A arquitetura modernista se estendeu pelos últimos cem anos e agrega uma ampla gama de arquitetos mundialmente conhecidos. Dito isso, “modernismo” arquitetônico geralmente se refere ao minimalismo e ao uso de materiais modernos como representado pelo arquiteto Mies Van der Rohe. Já urbanisticamente falando, o modernismo envolve a priorização dos carros e a segregação das cidades por funções (moradia, lazer, trabalho). Temos a cidade de Brasília como um exemplo clássico do pensamento modernista.
BRUTALISMO ( 1950-1970)
DREDD (2012)
A paisagem urbana vasta de Mega-City One abriga imponentes projetos habitacionais cujos exteriores e interiores trazem uma percepção negativa da arquitetura brutalista.
O estilo arquitetônico foi associado com a construção de baixo custo, decadência urbana, e experimentação social. Esse ponto de vista, certamente, se reflete em Dredd , que segue um dia na vida de um agente da lei lutando contra o crime em uma sociedade distópica. Quase todo o filme se passa no complexo habitacional Peach Trees, uma torre maciça de apartamentos que poderia ser uma cidade em si mesma. A construção opressiva é intencionalmente uma reminiscência de habitação social.
DIGITAL (Arquitetura Contemporânea)
TRON: LEGACY (2012)
Tron Legacy não só apresenta um design que se assemelha visualmente ao desenho paramétrico do mundo real, mas também lida com questões de filosofia de design.
Arquitetura Digital não é considerada um estilo arquitetônico, mas sim uma técnica de arquitetura. É a capacidade de retirar os desenhos e modelos digitalmente criados através de um determinado software e utilizá-los como parte do processo criativo.
A sequência Tron e Tron: Legacy, dirigido por um diretor com formação em arquitetura, discute questões de design e perfeição no universo eletrônico de Tron .
ART DECO (1910-1939)
GREAT GATSBY (2013)
A história de “O Grande Gatsby” acontece na década de 1920, mesma época de pico do art déco na Europa. Esteve sob influência do art nouveau, bauhaus, cubismo e futurismo, movimentos artísticos antecessores. A decoração, portanto, tem formas geométricas e linhas retas e, ao mesmo tempo, elementos ornamentados.
Nada melhor do que um bom filminho não é? Pode ir preparando a pipoca!
Nenhum comentário:
Postar um comentário