Como criar um espaço zen em casa
Com a correria dos dias de hoje, quase não nos sobra tempo para o nosso bem-estar. São tantas tarefas no nosso dia-a-dia que tirar algumas horinhas para relaxar é praticamente impossível e assim o cansaço e o estresse vão tomando conta e diminuindo nossa qualidade de vida.
Quantas vezes já dissemos em alguma ocasião: “só me falta tempo”, “as 24 horas não me bastam”... tudo pelo excesso de afazeres e a administração do tempo?! Pensando nisto criei este artigo: como criar um ambiente relaxante (espaço zen) em sua própria casa
Ter um cantinho só seu, um refúgio em seu próprio lar para quando chegar do trabalho no final do dia, por exemplo, e poder renovar ali suas energias, sentir-se bem, ao mesmo tempo em que poupa suas nobres horinhas restantes sem ter de sair de casa. Pode ser uma ótima investida.
Pois bem, a seguir vou lhe passar algumas ideias interessantes para você criar o seu “santuário” e obter sua paz interior.
Escolha do ambiente
Esta é a primeira coisa que você deve pensar quando pretende ter um cantinho seu de relaxamento. Este espaço que me refiro aqui é fechado, dentro de sua casa, pensando principalmente nos moradores de apartamentos que não dispõem de um quintal ou uma área externa privativa.
O ambiente deve ser o mais afastado da entrada de sua casa, de locais de maior movimento e barulho. Um ambiente pequeno pode ser uma boa ideia por ser mais aconchegante e mais fácil de planejar o espaço. Pode ser aquele terceiro quarto que você não utiliza, que você transformou em closet, quarto de despejo...
O ambiente deve ser também bem ventilado para ficar termicamente agradável.
Iluminação do ambiente
A luz deve ser difusa e suave para trazer o clima de conforto e relaxamento ao ambiente. Utilize abajures, arandelas, luzes embutidas em sancas. Evite iluminação fluorescente branca pois esta estimula ao invés de acalmar. Luzes amarelas são ideais para trazer conforto e aconchego, as azuladas são boas para meditar, relaxar.
O uso de velas, candelabros, lamparinas, pode auxiliar na iluminação e deixa o ambiente mais aconchegante.
As quatro sensações
O clima deve ser de máxima tranquilidade, harmonioso e confortável. Abuse das quatro sensações: olfato, audição, tato e visão, estas nos ajudam a entrar em sintonia com as energias mais nobres e atingimos o equilíbrio espiritual com maior facilidade.
Sensações olfativas: utilize velas aromáticas, aromatizadores de ambiente, incensos, arranjos de ervas como o alecrim e hortelã.
Sensações visuais: coloque flores e plantas de sua preferência, elas melhoram a qualidade do ar e renovam as energias estagnadas do ambiente (para saber mais veja o artigo deste blog “as plantas nos ambientes internos”). Coloque cor nas paredes, painéis decorativos.
Sensações auditivas: um som adequado é essencial para buscar o nosso relaxamento. Coloque uma música tranquila que faça sua mente divagar ou músicas que causam seu bem-estar. Se gosta dos sons da natureza, traga-os para dentro de sua casa, coloque no ambiente os sons da corrente da água, do estalar do fogo ou do canto dos pássaros.
Sensações táteis: utilize cristais e pedras de sua preferência, mantas e tapetes felpudos ou texturizados, almofadas e puffs de tecidos macios e sensíveis ao toque.
Cores do ambiente
As cores ideais para este tipo de ambiente são as cores frias como alguns tons de azul que ajudam a acalmar, o lilás e tons arroxeados que trazem a espiritualidade, e o verde que é a cor da natureza e do equilíbrio.
Para deixar o ambiente acolhedor e aconchegante, utilize os tons terrosos: bege, tons de marrom e ocre.
O branco deve ser usado em pequenas superfícies, por ser a cor mais clara ela pode estimular ao invés de tranquilizar.
O mais importante é utilizar as cores sempre em menor grau de saturação, ou seja, clarinhos: verde-claro, azul-claro, marrom-claro etc.
Para saber mais sobre as cores ideais em cada ambiente, veja o artigo deste blog “a influência das cores nos ambientes”.
Tipo de uso
São diversos os tipos de uso dependendo da preferência do morador. Há os que relaxam quando estão em contato com a natureza, os que apreciam um cineminha em casa, os que relaxam com uma boa massagem, os que gostam de meditar para alcançar sua paz interior, os que simplesmente gostam de deitar num lugar macio e confortável e ter uma boa leitura ou ouvir sua música preferida.
Pois bem, a escolha é muito pessoal e deve ter seu toque único. A partir do tema escolhido criamos o ambiente. Listarei abaixo algumas opções interessantes:
Opção 1 – Tema natureza
Se você se sente bem estando na natureza, porque não trazê-la para dentro de sua casa?
Se gosta do clima de montanha, pinte as paredes em tons de verde ou marrom. Coloque um painel decorativo de natureza em uma das paredes (imagens de cachoeira, riacho, floresta...), permita sentir-se ali dentro. Coloque um tapete felpudo em tons de terra. Escolha o móvel de sua preferência: almofadas e puffs, poltrona macia e confortável. Coloque algumas plantas no ambiente (tipos de plantas para ambientes internos ver artigo deste blog "as plantas nos ambientes internos"). Tenha um aquário para visualizar os peixinhos nadando ou uma fonte para ouvir o barulhinho da água correndo pelas pedras, são técnicas profundamente calmantes.
Se gosta de praia faça parecido colocando painel decorativo do mar, areia e palmeiras, deixe o piso com a mesma cor da areia, pinte as paredes de azul-claro, e se tiver espaço pendure uma rede de cor palha. Decore o ambiente com enfeites que contenham areia para que você possa tocá-la e senti-la e coloque vasos com palmeiras (tipos de palmeiras para ambientes internos, ver o artigo deste blog “as plantas nos ambientes internos”).
Opção 2 – Tema místico
Se você se sente bem, gosta de decoração mística ou asiática, por que não criar uma tenda em seu ambiente e relaxar nele? Este tema cria um clima bastante aconchegante pois é cheio de tecidos, tapetes e almofadas.
Forre o piso com vários tapetes, colchonetes, puffs, cubra com mantas e almofadas coloridas e brilhantes, deixe o chão bem macio para quando chegar em casa poder se jogar nele com prazer e relaxar a vontade. Use tecidos esvoaçantes e transparentes (voil, tule, seda...) na cortina e presos na parede com o teto. Enfeite com lamparinas, velas ou candelabros, mas cuidado com esses produtos inflamáveis, coloque num local protegido.
Se você adora um cineminha em casa ou ouvir boa música, faça desse ambiente seu home theater, será um ambiente muito acolhedor e prazeroso.
Opção 3 – Tema lazer
Que tal chegar em casa, de noite e você exausto(a), e mergulhar de cabeça numa piscina de bolinhas? Qual adulto nunca sonhou em entrar numa piscina destas? O que nos sobra tantas vezes é ver as criancinhas se divertindo dentro delas e nós adultos só olhando e babando. Eu mesma sou uma séria candidata a ter uma piscina destas em breve na minha casa, acho ma-ra-vi-lho-so para relaxar.
Sim, é possível ter uma piscina de bolinhas só sua, para adultos, dentro de sua casa. Acho que não deveria ser difundida somente para as crianças já que é essa piscina é terapêutica. As bolinhas fazem em nosso corpo uma sessão de massagem que aliviam a tensão e o estresse. Você relaxa, se diverte e ainda fica sequinho(a), ótima opção para quem não gosta muito de se molhar e deseja praticidade.
Bem, essas são algumas das ideias e dicas de criar um bom ambiente para relaxar em casa. Mas é claro, não se esqueça de imprimir seu toque pessoal em cada detalhe, fará toda a diferença e você sentirá um bem-estar enorme.
Até breve...
Que sua casa seja adorada!
POST ORIGINAL:
Nenhum comentário:
Postar um comentário