Toda semana vamos falar de um estilo de decoração, vamos aproveitar o verão, o mar a piscina o campo….. e falar do estilo mediterrâneo. No imaginário coletivo, a casa – ou melhor, a villa (Mansão Campestre) – mediterrânea alude a um mundo que contem em si muitas linguagens: estilos diferentes que remontam tanto ao Ecletismo e ao Neogótico do fim do sec XIX.
Lindas Villas no litoralliguriano ou francês. Mas o tema também faz pensar em arquiteturas atemporais, puras e essenciais, encontradas nas ilhas gregas da costa Espanhola; na costa Amalfitana, na Itália; e, principalmente, em Capri e nas Ilhas  Eólias. Sem falar nas costas tunisiana e Libia; em Tanger; em Bodrun, na Turquia; e até em Tel Aviv.
O estilo Mediterrâneo, já no ano de 1936 havia apaixonado Giuseppe Pagano, então diretor da revista Casabella e curador de um mostra em Milão, intitulada Arquitetura Rural na Bacia do Mediterrâneo. Ele destacou a importância desse caráter único  nas edificações espontâneas ligadas ao mundo agrícola e também nas construções de vilarejos históricos, como sugestão para uma linguagem contemporânea.
Além disso, pesquisou as afinidades entre a arquitetura espontânea mediterrânea, o Racionalismo e o Modernismo, cujos protagonistas  – Le Corbusier, Mies van der  Rohw, Gropius e Gio Ponti -estavam envolvidos em uma nova estrutura essencial de telhados planos e janelas quadradas, livre de adornos desnecessários. Depois dos anos 1960 e 1970, houve a proliferação de belíssimas mansões, como aquelas de Busiri  Vici, San Felice Circeo e na Versilia, mas também nos EUA e, em particular, na Califórnia, pnde já nos anos 1930 os grande produtores e atores adoravam essa tendencia. Hoje o estilo mediterrâneo pode ser encontrado em casas na Provença, em Amorgos, na Tailândia, no Caribe, na Costa Chinesa e até na japonesa – em uma fusão de resultados bem interessantes, como exige a era da globalização.
As características do estilo mediterrâneo; Mansões próximas ao mar, e casa cilíndricas de telhado cônico de Puglia, da Sicília –  Apresenta enormes salões brancos abertos em geral com pé direito duplo, voltados para amplos terraços ou jardins, alguns marcados com  pela presença de longos bancos de alvenarias.
Cozinhas revestidas com as mais belas maiólicas e  cerâmicas artesanais. Alias, estas ultimas, quase sempre recuperadas de residencias em demolição ou de mercado vintage, podem ser consideradas essências ao Estilo Mediterrâneo, mesmo quando de fabricação recente.
O estilo Mediterrâneo é  uma tipologia reconhecível , essencial e sempre moderna, fruto de uma interpretação do interior com o exterior, com pátios e terraços amplos sobre os quais se abrem as áreas internas, além de coberturas que são mirantes para a paisagem, da qual a construção é sempre parte integrante.Pedras, formas geométricas, varandas, e hoje grande tecnologias divisórias de vidro, sempre voltadas poeticamente para o mar, esteja ele longe ou perto.
Bisazza Mosaico -IT dECOR
Design Bisazza, uma coleção de mosaicos para revestimentos de piscinas, geralmente no tom de azul cobalto.
Estilo mediterraneo It Decor
Cerâmicas artesanais; O revestimento de ladrilhos de cerâmica na casa mediterrânea é quase obrigatório. Pense nas belas construções de Capri ou das Ilhas Eólias, na Itália; nos azulejos espanhóis; na Grécia;ou na tradição turca.
Relação com paisagem e moveis externos, esse sofá circular Canasta. B&B Itália.


A casa de estilo mediterrâneo apresenta uma forte integração com a paisagem ao redor, por meio de dispositivos com varandas e terraços, além de pérgolas e arcadas, que oferecem maior sombra e proteção do intenso sol de verão.
Dentro dos tecidos que revestem os sofás e poltronas, ou aqueles que costumam ser utilizados em cortinas e roupas de cama e mesa, aparecem linhos e canhamos de cores naturais, que apartir do branco se propagam por todos os tons neutros.
salon1
A continuidade entre os espaços de dentro e de fora é exaltada por vidraças, moveis; assim, o conteúdo interno é transmitido á área externa, que pode assumir a função de sala de estar
Termas, Piscinas e banheiras de hidromassagem, oriundas da tradição romana e árabe, são uma presença constante na historia das casas e villas mediterraneas
R5 bright bazaar6330906246636620533_foto1673ce39c0542a91e82fae2452fe5d201amarelo-na-decor-gorete-colaco-post-411314024655-turjeman-ofir-024-466x5006330906246636620533_foto1Jaffa-Apartment-by-Pitsou-Kedem-Architect-5estilo-mediterraneodecoracao-mediterranea
Essas superfícies refletoras, pintadas com desenhos e tramas complexas, as vezes geométricas e outras vezes mais orgânicas, são herança do sofisticado e imaginativo universo árabe. Assim, os pisos de grandes salas de estar mesclam-se aos canteiros e terraços externos.



positano02dailyicon
Os tecidos étnicos estão presentes, provenientes sobretudo da Índia e do mar Mediterrâneo, com cores quentes.
6c587fc9e6c44b15e11dc46288ef8db0