Quando uma casa é mais estreita do que a média, é natural que apareçam uma série de desafios. No entanto, é fascinante ver como arquitetos e designers lidam essas restrições impostas por espaços pequenos. No caso de espaços estreitos, há restrições impostas ao projeto, execução e uma série de desafios aparecem para que vai morar ali. Então, separamos 3 lindos e surpreendentes exemplos de casas pequenas e estreitas, que além de modernas e confortáveis, possuem abordagens diferentes quanto ao armazenamento das coisas, mobiliário feito sob medida e que nos mostram que é possível viver muito bem em um espaço pequeno e estreito.
Por trás de uma fachada simples e tradicional do século XIX, no bairro Joo Chiat em Cingapura, o casal Ching Ian e Yang Yeo reformou e renovou uma casa que venera a tradição, mas que tem o olhar diretamente para o futuro.
A casa é uma tradicional casa-loja: loja no térreo e casa nos andares de superiores.
Logo na entrada da casa, temos a primeira surpresa, painéis de 3m de altura, em madeira, esculpidos à mão, comprados em uma feira de antiguidades em Pequim. Próximo aos painéis, bancos deixam o ritual de tirar os sapatos ao entrar em casa mais confortável. Além dessa entrada tão tradicional, temos uma agradável surpresa, uma casa linda e moderna, com toques minimalistas e contemporâneos.
A planta livre foi priorizada no projeto, com isso, espaços amplos e bem iluminados tomaram o lugar de antigos espaços escuros.
O casal adora receber amigos em festas e jantares. Por isso, era crucial que a cozinha e sala de jantar fossem ambientes espaçosos e receptivos. A mesa de madeira maciça, trazida da Indonésia, tem 4 metros de comprimento, uma peça linda, robusta e que fez toda a diferença na decoração.
Uma moderna escada caracol feita em aço leva aos andares superiores. Logo no primeiro andar, é dedicado ao estudo de Yeo acontece com uma sala de mídia, perfeita para um diretor executivo de criação de uma agência de publicidade.
No terceiro andar está a suite do casal, com um incrível banheiro quase que ao ar livre, com direito a banheira e tudo mais.
via: Dwell
fotos: Richard Powers
Jovens arquitetos, em algum momento de sua formação, acabam projetando uma casa para seus pais. Para a arquiteta canadense Julia Knezic, isso se tornou realidade: construiu a casa de sua mãe ao lado da sua.
Julia projetou uma casa com 195m² com ambientes abertos e amplos, com espaços integrados e um quarto. Foi pensada desde o início para ser uma casa de uma pessoa, contudo, precisava de espaço suficiente para receber toda a família. O resultado deste lindo projeto segue abaixo.
via: Dwell
fotos: Sean Galbraith
Quando a maioria das famílias decide criar raízes e adquirir sua casa, normalmente, procura por casas grandes e espaçosas, com muitos quartos e um bom quintal. Assim, é na maioria dos países, e no bairro de Roncesvalles, em Toronto, as casas se encaixam perfeitamente na descrição acima, não fosse a casa da Karen, do David e seus dois filhos, uma linda casa bem estreita com uma fachada super moderna!
Para o arquiteto Donald Chong o maior desafio era fazer a família caber e ficar confortável em um imóvel bem limitado.
Morar em uma casa que tem apenas 3,65m de largura envolve um sacrifício ou outro, como não ter um quintal grande o suficiente para as crianças correrem. No entanto, não é tão complicado como tantas pessoas pensam. As fotos mostram isso, não mostram?
via: Dwell
fotos: Dean Kaufman
Veja Mais em: http://www.limaonagua.com.br/decoracao/3-lindas-casas-estreitas-e-inspiradoras/#ixzz3lWqEjTYZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário