DESCRIÇÃO

Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.

sábado, 10 de outubro de 2015

instalação elétrica aparente

IDEIAS DE FIM DE SEMANA


instalação elétrica aparente

instalação_aparente_16Eu adoro bancar a pereirão em casa. Furo parede, penduro prateleira, monto móvel, adoro tudo isso. Mas uma barreira que eu ainda não consegui quebrar foi a de mexer com instalações elétricas. Tenho medinho mesmo. Mas ainda vou conseguir, principalmente porque eu adoro projetos com esse, de instalações aparentes. Acho uma graça isso dos canos pra fora na decoração.
Essa instalação que eu vi lá no Homens de Casa e achei maravilhosa, e com o passo a passo parece bem simples. :)
instalação_aparente_110 Primeiro, a lista de materiais, que podem ser encontrados nessas lojas de construção.
1. Eletroduto 3/4 (aço galvanizado ou alumínio) – 10,00 (barra c/ 3 metros)
2. Unidut ou Luva 3/4 – 2,00
3. Curva para eletroduto – 6,00
4. Abraçadeira – 0,50
5. Condulete – 6,00
6. Tomada e interruptor – 5,50 cada
Aqui vou copiar o que tem lá no Homens da Casa, porque ele explicou bem direitinho.
O primeiro passo é desenhar a estrutura que você vai precisar definindo quantas tomadas, interruptores e luminárias você quer instalar. Depois corte o eletroduto nos tamanhos que você precisa. Use ele como referência pra marcar o lugar onde serão fixadas as abraçadeiras. Vale lembrar que pra cada metro de eletroduto, você precisa de uma abraçadeira pra fixar ok?instalação_aparente_2instalação_aparente_3instalação_aparente_4instalação_aparente_5Agora faça um furo na parte de trás do condulete usando broca pra metal. Depois desmonte o interruptor (com a eletricidade desligada, por favor)  de onde vão sair os fios e passe-os pra dentro dessa nova caixinha. Então encaixe o eletroduto na saída do condulete, parafuse e fixe na abraçadeira.
instalação_aparente_6instalação_aparente_7
Isso é o básico da instalação. Agora é só ir adicionando quantas conduletes você precisar, intercalando com o eletroduto. Pros cantos, use a curva de aluminio. Pra fixá-la ao eletroduto, use um unidut (ou luva). No meu caso, usei a curva pra passar a fiação pro teto, de onde vai sair uma luminária.instalação_aparente_8instalação_aparente_9instalação_aparente_11 Com a estrutura básica pronta, agora é só fazer a instalação elétrica. Passe fio paralelo por todo o eletroduto e faça as ligações normalmente. Vale lembrar que, se você for instalar luminária, é preciso um fio só pra ela e o interruptor e outro pra tomadas.
Se você não entende nada de elétrica, seja inteligente e peça ajuda. Não tome choque, faz mal.
(Senti esse recado como se fosse diretamente pra mim hahaha)instalação_aparente_14instalação_aparente_13Após fazer as ligações, feche tudo usando as tampas de alumínio. Pra prender a luminária, eu fiz um furo em uma tampa cega por onde passei o fio e dei um nó. Fiz a ligação elétrica normalmente. Saca só o resultado:instalação_aparente_15instalação_aparente_17instalação_aparente_18Ficou massa o projeto dele, né? E até parece simples, quando colocamos assim o passo a passo. E pensando bem, eu tô precisando de uma luminária pro meu quarto… Quem sabe não tá na hora de meter as caras e fazer, né? Mas sim, eu vou ter cuidado pra não levar choque hehehe :P
Boa semana, gente. :) 
POST ORIGINAL: http://ideiasdefimdesemana.com/instalacao-eletrica-aparente/


2 comentários: