DESCRIÇÃO

Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.

sábado, 24 de outubro de 2015

ARQUITETURA NO CINEMA : “BLADE RUNNER”


O filme Blade Runner, do diretor Ridley Scott foi baseado no livro de Philip K. Dick e estreou nos Estados Unidos dia 25 de junho de 1982, protagonizado por Harrison Ford, Sean Young, Edward James Olms e Daryl Hannah, entre outros. A película de Scott tentava antecipava seres replicantes e sem as colônias espaciais na trama futurista deste reconhecido longa-metragem, uma das obras-primas da ficção científica dos anos 80 quando o mundo vivia um boom tecnológico e Ridley Scott resolveu mostrar como seria o mundo quando a criatura se revoltasse contra o criador.

Tem do filme foram pioneiros com o aquecimento global. Na trama, a cidade de Los Angeles/EUA (2019) é completamente diferente por causa das transformações ambientais,  a metrópole tornou-se uma cidade sinistra, repleta de arranha-céus decadentes, corroídos por uma incessante chuva ácida e assolada pela superpopulação.


Arquitetura presente é um visual futurista-retrô. O longa foi inspirado nos filmes noir da década de 50, o que lhe rendeu duas indicações ao Oscar: Melhor Direção de Arte e Efeitos Visuais. Seu estilo serviu como inspiração para muitas outras obras, como Johnny Mnemonic e Robocop. Uma curiosidade é que o apartamento de Deckard  é inspirado na casa Ennis Brown de Frank Lloyd Wright, projeto que realmente aparece em algumas cenas do filme.


FICHA TÉCNICA:
Título em português: Blade Runner – O Caçador de Andróides
Título Original: Blade Runner
Ano: 1982
Duração: 117 min.
Origem: Estados Unidos
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Hampton Fancher, David Peoples e Roland Kibbee
Trilha Sonora: Vangelis
Fotografia: Sacha Vierny
Elenco: Harrison Ford, Rutger Hauer, Sean Young, Edward James Olmos, Daryl Hannah.


Sinopse
Este cenário cyberpunk, descreve um futuro em que a humanidade inicia a colonização espacial, para o que cria seres geneticamente alterados - replicantes - utilizados em tarefas pesadas, perigosas ou degradantes nas novas colônias. Fabricados pela Tyrell Corporation como sendo "mais humanos que os humanos", as clonagens Nexus-6 são fisicamente idênticas aos humanos, mas são mais fortes e ágeis. Devido a problemas de instabilidade emocional e reduzida empatia, os replicantes são sujeitos a um desenvolvimento agressivo, pelo que o seu período de vida é limitado a quatro anos.
Após um motim, a presença dos replicantes na Terra é proibida, sendo criada uma força policial especial - blade runners — para os caçar e "aposentar" (matar). O filme relata como um ex-blade runner - Deckard - é levado a voltar à ativa para caçar um grupo de replicantes que se rebelou e veio para a Terra à procura do seu criador, para tentar aumentar o seu período de vida e escapar da morte que se aproxima.


Um a um os replicantes são caçados, e ao longo do filme parecem adquirir características humanas, enquanto os verdadeiros humanos que os caçam parecem adquirir, cada vez mais, características desumanas. Ao fim, as questões que afligem os replicantes acabam se tornando as mesmas que afligem os humanos.
Como diz a personagem de Edward James Olmos (Gaff), quase ao término do filme: "... que pena que ela não viverá... mas quem é que vive?"



Filme em melhor qualidade no PopCorn Time

Nenhum comentário:

Postar um comentário