DESCRIÇÃO

Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.

quarta-feira, 13 de julho de 2016

COMO FAZER PAINEL PARA TV

HOMENS DA CASA
COMO FAZER PAINEL PARA TV

Já começo esse post com a dica mais importante de todas: NÃO COMPRE MADEIRA MOLHADA! Isso mesmo, NÃO COMPRE MADEIRA MOLHADA. Daqui a pouco explico tudo.
Bom, continuando com o projeto da sala/copa (veja ele AQUI), agora é hora de fazer o painel pra tv. Comecei pintando a parede em que ele vai ficar na cor Cinza Urbano, usei a linha Decora da Tintas Coral. Essa tinta tem um acabamento muito bacana e é super indicada pra interiores. O esquema de pintura é aquele de sempre: Marquei os cantos com fita crepe pra acabamento e depois pintei tudo (tem passo a passo de pintura de parede AQUI).

Você sabe que eu sou o viciado em cinza né? Mas esse é disparado o tom mais bonito que já usei até hoje. Pode usar na sua casa que vai ficar show.
Com a parede pronta, hora de fazer o painel. Você vai precisar de:
Ripas de Pinus com 10cm de altura e 1,5cm de espessura. (são vendidas com 3 metros de comprimento. Comprei 30 e mandei cortar no meio. Total: R$160,00)
Sarrafo de Pinus com 5 x 5 cm (também vendidos com 3 metros. R$ 6,00 cada)
Parafusos e Buchas pra Parede
Parafusos pra madeira
Vinagre
Bombril
Verniz Sparlak Copal
Comece lixando todas as madeiras e, se você, não ouvir meu conselho lá em cima vai começar a ficar puto. Fui na madereira comprar e só tinha pinus molhado. Aí o vendedor espertinho disse que eu podia comprar tranquilo que com 2 dias no sol a madeira já tava seca. Foram necessários 7 dias. Isso foi só o começo do problema, vai vendo. rs Bom, com a madeira finalmente seca eu lixei tudo.  Use uma lixa mais grossa própria pra madeira e depois tire todo o pó com um pano.
Agora vou te ensinar um truque muito foda! Pra escurecer a madeira e deixar ela com tons diferente tem uma gambiarra que é uma mão na roda. Coloque uma esponja de aço em uma vasilha com vinagre de maçã e deixe de um dia pro outro. A esponja vai começar a enferrujar e escurecer o vinagre. É só você passar essa mistura na madeira com uma esponja ou pincel que ela vai escurecer. Quanto mais demãos, mais escuro fica. O resultado é muito bacana!


Espere a madeira tingida secar totalmente. Agora vamos vernizar tudo pra deixar um acabamento mais profissional e ainda proteger a madeira. Eu usei o verniz Copal da Sparlak, ele é transparente e realça os veios da madeira, deixando uma pegada bem natural depois de seco. Pode ser usado em ambientes internos e é ideal pra móveis, artesanato, portas, etc. Aplique usando um rolinho ou pincel. A secagem é super rápida.


Com as madeiras preparadas, faça o desenho do rodapé nos sarrafos e corte usando uma serra tico tico. Isso vai ajudar no acabamento.

Pra montar o painel, meça todas as distancias e marque na parede. Fure e coloque as buchas. Depois alinhe os sarrafos e prenda na  parede usando um parafuso grande o suficiente pra atravessar a madeira e entrar na bucha. Dica: Pra furar o teto, você vai precisar de uma furadeira mais potente. Use no modo martelete.


Com a base pronta, agora é só fixar as ripas nos sarrafos, formando seu painel. Aqui aparece mais um problema da madeira molhada: elas empenaram. Então, pra evitar que fique muitas gretas entre elas é preciso que você vá experimentando qual usar e que se encaixe melhor. É tipo um quebra cabeça mesmo. Fixe tudo usando parafuso pra madeira. Se tiver parafusadora, ajuda demais.



Caso, no final, a última ripa não se encaixe por falta de espaço, tire o excesso com uma serra tico tico ok? Com o painel pronto, agora é só fixar o suporte pra tv. Eu usei um que já tinha qui em casa.



As ligações pra passar fios e ligar aparelhos eu vou mostrar no post da bancada que vem logo abaixo combinado? Por enquanto, saca só que lindão que ficou meu painel:



Quando for montar o painel, peça uma mãozinha pra alguém. O trabalho vai render bem mais.
Depois de pronto, o efeito do painel ficou incrível. Segundo uma leitora do blog “esse detalhe que segue no teto parece que ampliou o ambiente mas também criou uma sensação de aconchego”. Achei chic a definição. hahaha. Olha, fora a parte de furar o teto (não sinto os braços) todo o resto foi super tranquilo. Ah, eu sei que a cortina não tá combinando e vocês sabem que isso é um projeto que ainda não tá pronto né? E a TV tá alinhada com o chão, a madeira é que tá torta (beijo pro povo do TOC).
Dúvidas? Pergunta aí embaixo. Ah, compartilha a ideia com quem você curte e me ajude a divulgar o blog ok? Obrigado. De nada.
E não se esqueça: NÃO COMPRE MADEIRA MOLHADA!






3 comentários:

  1. kkkkkkk! amei o painel! Amei tbm seu comentário dos bracos rssss. Meu esposo vai fazer!

    ResponderExcluir
  2. Que irado! Uma dúvida. Esse painel no teto vai até aonde? O meio do teto ou final? Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir