DESCRIÇÃO

Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

QUARTO: UM REFUGIO PARA REPOR AS ENERGIAS

CASAMIX

UM SONHO DE QUARTO

É hora de deixar as modernidades lá fora e cultivar a  serenidade e introspecção. Afinal, que outro espaço da casa permite este luxo?Siga por aqui e sonhe com nossas 19 sugestões de ambientes para dormir melhor

zac-mar-2012-58

FRESCOR NATURAL

Os tons claros e naturais eleitos para este quarto na capital paulista pela arquiteta Débora Aguiar, colaboraram para que o ambiente parecesse ainda mais amplo e refrescante. Com 18, 5 m2, o quarto do jovem casal que adora viajar, foi todo revestido em madeira Nogueira clareada aplicada diretamente na parede em placas. Os tacos de madeira Amêndola foram escolhidos por se aproximar do tom das paredes e criar assim uma uniformidade visual no espaço. O resultado final foi um ambiente sofisticado e aconchegante potencializado pelos móveis contemporâneos de linhas retas e pela iluminação dimerizada instalada em sancas junto ao teto. Os convencionais abajurs foram substituidos nas laterais da cama por pendentes fixados no teto, desenhados pela arquiteta.

Imagem3

RECEPÇÃO ORIENTAL

A casa de campo localizada em São Francisco Xavier, de estilo rústico, ganhou um projeto de decoração bastante personalizado nas mãos da designer Neza César. Cores em abundância aparecem em paredes, móveis e acesseorios. No quarto de hóspedes não podia se diferente. A inspiração para a ”Suite Marrocos”, veio dos móveis já existentes: uma cômodas e um armário indianos. A partir daí, a escolha do fucsia para a parede e tecidos estampados, foi uma aposta ousada mas de grande impacto visual. Listras e azuis  pontuam a roupa de cama, banco e criado mudo e colaboram para o clima oriental predominante no ambiente.
IMG_0063

REFORMA DESCOLADA

Quando o jovem empresário carioca, recém mudado do Rio para São Paulo, procurou o arquiteto Toninho Noronha para decorar o apartamento alugado, só solicitou que não fossem feitas muitas intervenções na planta e mudanças de acabamentos, já que seria um investimento perdido. Sem mudanças radicais, o apartamento deveria ficar com um ar jovial e descolado. Para o quarto de 30 m2, Toninho sugeriu a pintura especial, com stucco veneneziano na cor cinza (Cada Canto), já que, além do forro de gesso (Wallplac), este seria um dos poucos itens de reforma. O piso, que era de tábuas de madeira na cor natural, foi raspado, polido e escurecido. Para dar identidade ao projeto, foram selecionados móveis com personalidade e design além de objetos divertidos e obras de arte.  “O resultado foi tão positivo que agora o cliente está estudando a possibilidade de comprar o imóvel” , diz Toninho.
Roberta-Moura

ESTILO NO APÊ ALUGADO

Quem visita este apartamento de 220m2 no Leblon nem imagina que o imóvel é alugado. Sem recorrer a reformas radicais para evitar desperdício, as arquitetas Roberta Moura, Paula Faria e Luciana Mambrini conceberam um projeto de interiores colorido e repleto de peças de design para um jovem casal morar provisoriamente com a filha pequena. Afinal, a família, que antes morava em Nova Iorque, não queria abrir mão do estilo enquanto procurava um imóvel definitivo no Rio. Por isso, todos os elementos da decoração foram selecionados para serem adaptados ao futuro endereço, inclusive a marcenaria, desenhada em módulos soltos ou de encaixar (Marcenaria Monte Sião). Como o quarto era grande, mas com poucos armários, a solução foi criar um painel em frente à cama, revestido com papel de parede (Orlean), para abrigar a TV, e um aparador funcional em laca azul para livros e objetos, deixando o ambiente mais aconchegante. A cabeceira da cama é da Oficina 2, o criado-mudo tipo carrinho é da Novo Ambiente e as almofadas são da Missoni Home (poeira) .

quarto-de-casal1-SOLANGE-MEDINA---foto-2

HÓSPEDE BEM VINDO

Para o quarto de hóspedes, de 25 m2, neste apartamento na Barra da Tijuca (RJ), a proposta foi criar um ambiente com o conforto de uma suite de hotel mas com detalhes de decoração e design que dessem um tom intimista e pessoal. A decoradora Solange Medina utilizou cores claras e adicionou toques de cor em objetos, pequenos móveis e obras de arte. O resultado foi um quarto contemporâneo com toques de estilo especialmente pelo uso de antiguidades como a cômoda que pertencia ao acervo dos proprietários.  O piso de assoalho deu o “calor” e acolhimento necessário ao ambiente de descanso. Uma grande estante emoldura o painel da TV e a mesa de apoio.  A estante foi um elemento bem vindo de diferenciação que permite mudar o clima do espaço somente trocando os objetos e a arrumação.  O pequeno sofá em frente a cama (Novo Ambiente) convida a momentos de privacidade e relaxamento. Os tecidos são da Empório Beraldin e os objetos e abajures da Trade All.

Andrea-teixeira-fernanda-negreli

CLÁSSICO RESFRECANTE

No apartamento reformado, a suite de hóspedes, com 24 m2, deveria seguir o mesmo estilo dos outros ambientes da casa utilizando a boa mobília que o casal herdou de família, como a cama, os criados mudos e a comoda inglesa. As arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli chegaram a uma ambientação tranquila de inspiração clássica ao eleger cores neutras em combinação com outras alegres como os amarelos e verdes.  Os espelhos e o acabamento em laca na frente do armário dá um toque de contemporaneidade visual ao quarto. Os tecidos (Entreposto) misturam estampas listradas e florais de forma harmoniosa em complemento a madeira presente no piso de parquet e nos móveis.

Haron-cohen

LITERATURA E CINEMA

Para um apartamento moderno e repleto de obras de arte, o arquiteto Haron Cohen projetou um quarto de hóspedes muito atual, pensando em receber com conforto. A estante de livros em madeira branca é o destaque do ambiente de 30 m2, ocupa toda a extensão da parede e abriga a coleção de livros e DVDs do morador. A cama baixa Strip dá um ar despojado ao quarto.  Uma prancha de madeira laqueada, que faz as vezes de cabeceira, continua nas laterais da cama onde de um dos lados estão duas poltronas de Sergio Rodrigues. Os acabamentos claros na estante, paredes e tapete e no piso de parquet, funcionam como pano de fundo para destacar as coloridas telas de Paulo Von Poser e Jujo Jesion Os móveis são COD e as esquadrias são Tecnofeal.
edelzuita-alcantara

GOSTO BEM REFINADO

O quarto em formato irregular para um adolescente que tem como hobby tocar violão e guitarra, pedia um projeto único e pouco convencional. A designer de interiores, Edelzuita Alcântara, deu dinamismo ao espaço ao criar um painel no meio do quarto que serve como apoio a cabeceira da cama ao mesmo tempo que delimita o acesso ao closet e banheiro. Foi possível ainda projetar uma bancada de estudos e um aparador para os equipamentos eletronicos e TV. Como a casa está localizada em Salvador, uma região quente, a profissional optou pelo piso de porcelanato (Portobello Shop) para dar leveza e frescor e manteve o teto em madeira aparente para conferir um pouco de aconchego. Papel de parede listrado (Quatro Estações), sofá vermelho e uma das paredes em azul cobalto deram toques de irreverência e jovialidade ao ambiente. Os móveis sob medida são da Contraste Móveis e o enxoval é da Quatro Estações. Iluminação Omni Light
Claudia-Pimenta

PARA DORMIR E BRINCAR

Para um menino de quatro anos, as arquitetas Claudia Pimenta e Patricia Franco projetaram um quarto interativo e bem contemporâneo. “O apartamento carioca era primeira locação do casal e tivemos liberdade para fechar a porta do banheiro, que dava para o quarto, e a abrimos para o closet”, descreve Claudia. Os diferentes níveis no espaço de 22 m2, abrigam cama –que fica semi-encaixada em um rebaixo no piso de madeira — espaço de brincar, e termina em um móvel-aparador. Toda a marcenaria (Lacca Móveis) foi projetada pelas arquitetas que também utilizaram laca no acabamento do armário suspenso. O papel de parede  de listras coloridas (Orlean) cobre a parede e continua em parte do teto, criando continuidade e minimizando o efeito do pé-diretito rebaixado. As cores do papel de parede reaparecem nas almofadas sobre a cama. A iluminação é da Tendência.
Consuelo-Jorge

QUARTO DE COLECIONADOR

No espaçoso apartamento de 500 m2 na capital paulista, pensado para um empresário maduro receber bem os seis filhos, a suíte master ocupa generosos 48 m2. Responsável pela reforma do imóvel, a arquiteta Consuelo Jorge privilegiou o estilo clássico contemporâneo com predominância dos tons terrosos nos ambientes de quarto, closet e banheiro. O projeto atende a alta organização do morador, um colecionador de gravatas que possui cerca de 300 peças e mais 60 ternos.  Para organizar tantos itens, Consuelo uniu um corredor e dois closets em um único espaço. Todo o piso dos ambientes foi substituido por porcelanato e uma das paredes do quarto foi revestida com madeira, que camufla uma porta de acesso ao closet.

Duda Porto_2013-09-26_041

CONFORTO É A UNICA REGRA

O mundo mudou, a casa da gente também e os quartos estão melhores ainda: multifuncionais, práticos, coloridos e realistas. É o que mostra a Casa Cor Rio de Janeiro.

Aqui, selecionamos os quartos mais incríveis

Paula Neder_2013-09-26_018

LOFT CARIOCA

O loft em estilo praiano de Paula Neder não poderia representar melhor o mood “dolce far niente”  do Verão carioca. Cores, flores, estampas e texturas se misturam e se completam numa atmosfera alegre e descontraída nesta “casa” pensada para um jovem casal.  “Criamos um projeto com conceito de casa, com ambientes integrados, exceto o banheiro, que ganhou uma grande porta de correr”, conta Paula Neder. Tons neutros se misturam a uma profusão de cores: laranjas, verdes, rosas e azuis turquesa, todas presentes também no grande painel da Eijffinger (coleção Ibiza), da Orlean. Na área de estar, o sofá Block em tom de verde esmeralda e muitas almofadas. No espaço de dormir, destaque para a cama Tulipa, de Aristeu Pires. Todo  o piso  foi feito em módulos cimentícios e tábua corrida recicláveis.
Dani Parreira_2013-09-26_006

SUÍTE DO EMPRESÁRIO

Closet, cama king-size, espaço para leitura e descanso e uma pequena bancada para o laptop. Tudo foi concebido por Danielle Parreira para o conforto do hóspede, nos mínimos detalhes, até mesmo os sensoriais. “O espaço tem difusores com aroma personalizado, som ambiente e iluminação difusa que convidam ao relaxamento”, conta. Poucos focos de luz no teto, luminárias de piso e arandelas formam um interessante jogo de luz e sombra que se alia à paleta de tons bege e fendi, com interferência de preto e cinza nos detalhes. O ambiente ficou mais acolhedor ainda com o piso de madeira natural, material que se repete na cômoda, em uma das paredes internas e no painel com vegetação da varanda. No mobiliário, um mix de clássicos e modernos: cômoda em madeira do séc. XIX e poltrona Voltaire, de 1965. O controle de iluminação (Lutron) permite escolher a intensidade de luz. O papel de parede texturizado (Orlean) é feito em 100% linho.
Bernardo Schor e Rogério Antunes_2013-09-25_013

SUÍTE DO HOMEM

Bernardo Schor e Rogério Antunes criaram um quarto para um homem maduro  em tons de cinza e areia. A cama king size Sliced, desenho de Guilherme Torres, composta por módulos confeccionados por uma combinação de densidades de látex é o centro das atenções. A luz, com fitas de Led, spots pontuais, arandelas e pendentes iluminam telas de Alejandro Lloret, Paulo Miranda, Cildo Meireles, Arnaldo Bataguini e Petrillo, todos da galeria Almacen.
Bruno Carvalho e Camila Avelar_2013-10-01_005

SUÍTE DO EXECUTIVO

Bruno Carvalho e Camila Avelar assinam a aconchegante suíte do apartamento corporativo com muitas peças de design nacional e ambientes amplos, charmosos e confortáveis. A cama forrada em tecido, ocupa lugar nobre no centro do quarto. A dupla optou por uma base neutra off white com pinceladas de tom aqua e revestiu o sofá com tecidos Ralph Lauren. Cortinas e papel de parede texturizado com fibras naturais da Arte, coleção Edo (Orlean) também integram o cenário. Madeiras em freijó e natural e couro dão o aconchego ao ambiente.
Duda Porto_2013-09-26_054

APÊ DO HOSPEDE

No compasso do slow-living, a arquiteta Roberta Devisate, optou pelo estilo simple-chic e estética contemporânea. O apartamento tem closet , estúdio, quarto, varanda e banheiro com móveis ultraconfortáveis.  Em todos os ambientes predominam as cores neutras, valorizados pelo preto presente em acessórios e no mobiliário (Artefacto). Obras de arte ocupam as paredes como um grande mosaico (Gam Galeria de Arte). Nas paredes, a textura cimentícia com aspecto envelhecido mescla tons crus e de cinza. Merecem destaque as luminárias artesanais de Andrea Brackman, em crochê e tecido. Na parede principal do estúdio, uma longa e rasa prateleira recebeu forração em papel de parede metalizado (Orlean) e sobre ela foi distribuída uma coleção de vidros antigos franceses (Secrets de Famille), numa referência à memória e ao resgate das histórias familiares.
Mariana Dornelles, Felipe Sartori e Luciana Arnaud_2013-10-01_014

ALA DOS ADOLECENTES

Mariana Dornelles, Fillipi Sartori e Luciana Arnaud dividiram a área destinada aos adolescentes em três espaços: dois quartos e um family room. O quarto da menina mistura tecidos listrados da Harlequin (coleção Folia) com papel de parede floral da Eijffinger (coleção Ibiza – tudo da Orlean)  e o charme de uma cama com dossel (Quarto Composto) em laca azul marinho. Pranchas de surfe colorida da Farm e closet com armários da Florense Ipanema em vidro azul Aqua completam o ambiente.  Destaque para a estrutura criada pelos arquitetos, batizada de Cage, que percorre todo o ambiente subindo pelas paredes e cruzando o teto. Ela funciona como um grande apoio onde são fixados ou pendurados toda sorte de objetos e acessórios, da cama suspensa à TV, passando por skates, capacetes e mochilas. “Escolhidas a dedo, as bem-humoradas obras de Nelson Leiner, Raul Mourão, Mateu Velasco, Ment e Rafael Barros Garcia, alegram ainda mais a decoração”, diz Mariana Dornelles.
Pedro Paranagua_2013-09-25_004

SUÍTE DA MULHER

Pedro Paranaguá criou na Casa Cor Rio o quarto de uma mulher madura, alegre e contemporânea. Em tons azuis e brancos como base, combinados a um papel de parede que lembra um linho puro da Ralph Lauren (Orlean), o espaço foi pensado para relaxar, ler ou ouvir música. O teto, com um painel ripado pintado de branco, e a parede de fundo, revestida com cerâmica da Ekko, que lembra um tecido delicado e rendado, dão pistas do bom gosto da moradora, que adora obras de arte. Destaque para a tela de silhueta feminina de Bel Barcelos, da Série Livro de Cabeceira IV. Na poltrona, tecido tie dye em azul da inglesa Tricia Guild (Empório Beraldin).
Gisele Taranto_2013-10-02_001

SUÍTE DA COBERTURA

Gisele Taranto se preocupou com os momentos de privacidade de um jovem casal com filhos e deslocou a suíte do casal para o segundo andar da cobertura duplex. “Quis apresentar este quarto como um complexo diferenciado. Não apenas um espaço para dormir, mas que promova a relação do casal através de um clima intimista de sedução e relaxamento”, explica a arquiteta, que integrou diferentes espaços entre si, mas os isolou do meio externo. Somente móveis essenciais e aconchegantes, permitiram uma circulação fluida e valorizaram o clima intimista. A iluminação de Maneco Quinderé projeta rasgos no teto e usa luz indireta através de luminárias espalhadas pelo espaço. nas paredes e teto foi utilizado Stucco fosco cinza e no piso, réguas em madeira de demolição certificada .


Nenhum comentário:

Postar um comentário