Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.
O cinema já abordou a pobreza, mas somente CIDADE DE DEUS, de Fernando Meirelles se compara a este filme. Os diretores mostram suas visões nos dão retratos dos mundos dos desprovidos e miseráveis das cidades. Mesmo com enfoques similares, as obras possuem um caráter totalmente diferente. Uma é o resultado fiel de uma determinada época e a outra, uma história de amor que narra, ao fundo, a evolução de uma cidade.
Prospera Mumbai de poucos
Em "Quem Quer Ser um Milionário" observar a realidade de Mumbai, a cidade mais povoada da Índia e a segunda mais populosa do planeta, com quase 13 milhões de habitantes. Esse filme, através de uma visão crua e realista mostra uma sociedade terrível, mal-cheirosa e cruel onde se desenrola uma luta constante pela sobrevivência. Para isso o diretor se afasta totalmente de uma visão turística e superficial para entrar completamente em suas ruas mais miseráveis. A maioria dos seus personagens são interpretados pelos próprios habitantes do lugar e chegam a tela do cinema com suas personalidades antes de seguirem um roteiro pré-fabricado.
Mumbai de muitos
Mumbai é a representa as cidades subdesenvolvidas do mundo. Cheia de vitalidade pela superpopulação, e buscando alcançar o progresso e a "modernidade" do primeiro mundo.
Superpopulação e seus problemas
A divisão perversa do capitalismo. Onde o capital se concentra somente em poucas mãos. As classes altas se tornam cada vez mais influentes e poderosas enquanto que oferecem serviços que pouca gente pode usufruir devido aos seus baixos salários. Os bairros antigos desapareceram a medida que grandes edifícios habitacionais foram criados para acomodar a população, mas poucos podem pagá-los e portanto, novos bairros de miséria aparecem nas novas periferias da cidade. Esse é um processo que se repete em todos os modelos de fazer cidade no terceiro mundo.
Violência, exploração infantil e falta de itens básicos de vida
O filme mostra os 2 caminhos da cidadão desprovido de riqueza num país subdesenvolvido. Um dos personagens se torna parte da máfia da cidade. O outro personagem, de mesma origem mas com outros ideias, procura um emprego digno mas pela sua condição social acaba segregado como um mero servente. Eles mostram mensagens diferentes e opostas, mas os dois são vítimas de um sistema que concentra o capital nas mãos de muito poucos.
FICHA TÉCNICA
Data de estreia: 12 de Novembro 2008
Duração: 120 minutos
Gênero: Drama
Diretor: Danny Boyle
Roteiro: Simon Beaufoy
Fotografia: Anthony Dod Mantle
Elenco: Dev Patel, Freida Pinto, Anil Kapoor, Irrfan Khan
SINOPSE
Jamal Malik, um jovem órfão que vive em uma favela em Mumbai decide se inscrever para a versão Hindu do famoso programa "Quem quer ser um milionário?". Diante da surpresa de todos Jamal responde corretamente a todas as perguntas, mas quando está a ponto de responder a última pergunta, a polícia o prende e é levado para um interrogatório acusado de estar trapaceando.
Jamal deverá explicar porque conhecia todas as respostas, relatando diferentes momentos da sua vida, começando pela sua infância tortuosa nas áreas pobres da cidade e revelando a verdadeira razão de sua participação no concurso.
O azul é o mais indicado para o quarto - Crédito: Shutterstock
Você sabia que as cores das paredes e da decoração de seu quarto podem influenciar na qualidade do seu sono? As tonalidades podem tanto acalmar quanto deixar você mais agitada. Por exemplo, o azul é tranquilizante e pode ajudar a reduzir a frequência cardíaca e até mesmo diminuir a pressão arterial.
Um ambiente suave com tons de azul é considerado o melhor para descansar e, segundo um estudo, é o que oferece mais tempo de sono entre os pesquisados (cerca de oito horas por noite), fazendo as pessoas acordarem felizes e positivas.
Já um quarto com as paredes roxas estimula o cérebro, tornando mais difícil de pegar no sono. Verde e amarelo também são bem cotados como os melhores tons para pintar o quarto, alcançando sete horas e quarenta minutos de sono entre os pesquisados. O tom cinza e o marrom são as cores menos indicadas por serem consideradas mais tristes e deprimentes.
O estudo foi realizado pela Travelodge, que avaliou duas mil casas no Reino Unido para investigar a influência da cor sobre a qualidade do sono. Eles descobriram que as pessoas que dormem em quartos decorados com cores calmas, como amarelo, azul ou verde, têm as melhores noite de sono.
Chris Idzikowski, especialista em sono do Edinburgh Sleep Centre, disse ao Daily Mail: "Este é um resultado surpreendente, pois existem receptores especializados chamados de células ganglionares da retina na parte de nossos olhos, que são mais sensíveis à cor azul. Estes receptores de informações alimentam uma área profunda em nosso cérebro que controla os ritmos de 24 horas e afeta a forma como nos sentimos durante o dia”.
O tom roxo é o menos indicado, pois é estimulante - Crédito: Shutterstock
A consultora de design de interiores e terapia das cores, Suzy Chiazzari, comentou: "A decoração do quarto pode certamente ter impacto sobre a qualidade e quantidade de sono por noite”.
O estudo também descobriu que os britânicos que dormem em um quarto roxo dormem, em média, apenas cinco horas e 56 minutos por noite. Eles dizem que a razão para isso pode ser que a cor roxa e lilás são estimulantes para o cérebro e faz com que seja difícil desligar depois de um dia atarefado.
"Embora muitas pessoas pensem que o roxo cria uma sensação de luxo no quarto, esta cor pode reduzir o número de horas de sono. Essa cor tem uma forte ligação com a comunidade artística, sendo um tom associado para estimular a criatividade. Porém, para um ambiente de sono, ela só vai reduzi-lo e deixa-lo agitado, fazendo com que você se sinta cansada pela manhã”, afirmou Suzy Chiazzari.
Todo mundo sabe que guarda-roupa é caro, se for planejado então…
A solução que encontrei em casa foi transformar um dos quartos em closet (já falei dele aqui). Depois de dar uma cara nova para o cômodo, chegou a hora de arrumar lugar pra roupa, sapato e as tranqueiras que ficavam no meu antigo armário.
Pra ficar com tudo à vista (o que facilita muito quando você acorda de manhã atrasado) decidi colocar todas as camisetas, camisas, blusas, casacos e calças em araras. Optei por um modelo mais básico mesmo, até porque já tem muita informação numa das paredes.
Para fazer essa arara acima comprei uma barra de ferro de 18mm e pedi pra cortá-la no tamanho da parede. Depois a prendi com cabos de aço que foram presos em ganchos no teto. Não aconselho fazer isso sozinho(a), já que é necessário ferrramentas específicas para assegurar que os ganchos aguentem o peso. Além do mais, fica bem barato pedir um serralheiro ou qualquer quebra galho que você conheça para fazer isso (eu paguei 50 reais de mão de obra).
Depois de instalada a arara, divida suas roupas por cores. Fica mais fácil de encontrar e esteticamente mais agradável também. Eu separei camisetas por cores, depois coloquei as calças. Como faltou espaço acabei fazendo uma arara menor pra colocar roupa de frio.
Para os tênis e sapatos, usei as portas do meu antigo guarda roupa para fazer prateleiras. Medi o tamanho necessário e encapei tudo com contact preto para dar um acabamento decente (cuidado com as bolhas!). Fiz duas prateleiras e ainda sobrou madeira suficiente para trasnformar o finado guarda roupa em um armário de 2 portas para guardar roupa de cama (falo disso em outro post ok?).
Não tenho o valor exato de quanto custou tudo, mas garanto que ficou infinitamente mais barato que um guarda roupa novo ou um armário planejado. Particularmente, acho mais fácil manter uma arara arrumada do que um guarda roupa. Até porque não tem como jogar tudo em cima da coitada e fechar porta né?
Olha o resultado final aí:
Tá difícil de encontrar uma barra de metal? Use cabo de vassoura mesmo. Só pinte antes de usar pra não ficar com cara de trabalhinho escolar.
De preferência, não faça como eu e use cabides da mesma cor, você pode pintar os que você já tem com tinta spray. Fica mais agradável e dá aquela sensação que você tá numa loja de verdade, hehe. Para cuecas, meias e acessórios, estou reformando uma cômoda e essa sim, vai render muito assunto por aqui ainda.
O início do ano é a época mais propícia para se livrar da bagunça. Para ajudar você a tomar coragem, Casa e Jardim preparou 7 maneiras para tornar esse momento mais fácil. Vamos lá
BRINQUEDOS PARA TODOS OS LADOS 1O quarto do meu filho é pequeno e cheio de coisas. O que fazer para torná-lo mais espaçoso e confortável?
O primeiro passo é separar, junto com a criança, os brinquedos e os objetos que ela realmente utiliza. Tudo o que ficar de fora pode ser empacotado e entregue em locais de doação, na opinião da organizadora profissional Adriana Saade. “Doar o que não se usa, além de ser um ato generoso, é uma das soluções para abrir mais espaço no cômodo”, afirma. Para guardar o que foi mantido, ela aconselha o uso de caixas organizadoras. “Divida os itens por categorias e coloque-os em caixas com etiquetas coladas do lado de fora, identificando-os. Guarde-as dentro de armários ou baús com amortecedores na tampa”, diz. Instalar prateleiras e nichos na parede também funciona. Atente-se apenas ao fato de que esses acessórios acumulam poeira e, portanto, devem ser evitados em quartos de crianças alérgicas.
CAIXAS PARA OS DISCOS 2Tenho muitos discos de vinil, mas não sei como guardá-los. Vocês podem me dar dicas?
Além das caixas plásticas transparentes, vendidas em home centers, adote caixotes de madeira natural, utilizados em feiras livres. Essa é a sugestão da arquiteta Bruna Riscali. Nesse caso, atente-se apenas à origem dos caixotes, que devem receber tratamento contra insetos. Para uma solução mais definitiva, invista em nichos de madeira feitos sob medida por marceneiro.
ESTANTE VAPT-VUPT 3Como faço para montar uma estante a partir de prateleiras fixadas na parede?
A sugestão da designer de interiores Marília Caetano é usar prateleiras entre 22 cm e 25 cm de profundidade. “Uma estante básica para livros tem aproximadamente 30 cm de espaçamento entre as tábuas”, diz ela. Para a instalação, a estrutura pode ser colocada com alguns tipos de mão-francesa.
SOLUÇÕES PARA SAPATOS 4Como posso organizar meus sapatos?
Se falta espaço em casa, mas sobram sapatos, algumas soluções podem ajudar na organização. “Suportes que ficam pendurados nos armários, tanto do lado de dentro como de fora das portas, costumam resolver o problema da ausência de um canto dedicado só aos calçados”, explica Luiza Vieira, personal organizer. Mas, se o caso é guardar os sapatos no armário, escolha os sacos de TNT (tecido que permite melhor circulação de ar) com faixas de plástico transparente que funcionam com o visor. Para as caixas, opte pelas feitas de PVC ou pelas de acrílico com orifícios, que deixam os sapatos sempre frescos e arejados. Quando for guardá-los depois do uso, atenção: “É essencial que a sola seja limpa com um pano úmido e depois permaneça em local ventilado e com sombra por algumas horas”, alerta Cristina Fonseca, da empresa de organizaçãoCris&Dete e uma das autoras do livro Chega de bagunça, Organize-se! Além dos quartos e closets, outros cômodos da casa também podem ser aproveitados para dispor os pares. “Uma sapateira no hall de entrada, por exemplo, já estimula o hábito de tirar os sapatos para deixá-los arejando”, observa Luiza.
BIJUS NO LUGAR 5Tenho muitos colares e brincos e um acaba se enroscando no outro. Como posso organizá-los?
A melhor maneira de arrumar acessórios e bijuterias é investir em um móvel sob medida. “Com base nas necessidades de cada cliente, desenho nichos, penduradores e prateleiras no tamanho ideal”, diz a arquiteta Evelin Sayar. Caso não seja possível contratar um projeto personalizado, improvise. A profissional em arrumação Cristina Papazian ensina: “Separe itens por tamanho e coloque-os em fôrmas de cupcake ou de gelo. É preciso deixar tudo visível, porque só se usa aquilo que se enxerga. Colares grandes e echarpes devem ser pendurados em ganchos, pois assim não enroscam”. Armazene os cintos em gavetas com divisões de acrílico. Para bolsas e sapatos, a mesma dica: nunca empilhá-los. “Isso causa deformações e dificulta o manuseio”, diz Cristina.
ARMÁRIO ORGANIZADO 6No meu armário, tudo está misturado. Qual é o melhor jeito de organizar e separar as roupas dos acessórios?
Na opinião do arquiteto Rodrigo Ângulo, ao arrumar seus armários, estantes e gavetas, a única regra é sentir-se bem com os critérios adotados. Mas há dicas universais. No caso de gavetas, determine as categorias de objetos e não os misture: uma só para meias, outra só para cintos e assim por diante. A arquiteta Andrea Murao costuma tomar esse cuidado principalmente com clientes mulheres, que precisam manter em ordem bijuterias e maquiagens. Estabelecer prioridades de uso é outra boa dica para qualquer organização. Deixe nas primeiras gavetas aquilo que você usa mais. No guarda-roupa, reserve os módulos de difícil acesso para vestidos longos e casacos. Nas estantes, objetos maiores ou mais pesados ficam melhores nos nichos ou prateleiras baixas. E vice-versa, no caso de itens menores e mais delicados.
ÁREA OTIMIZADA 7Preciso de dicas para deixar minha área de serviço organizada.
As áreas de serviço estão cada vez menores e propícias a virar cantinhos de bagunça. A especialista em organização Marcelle Loureiro, da Benfatto Organiza, diz que armários ou prateleiras otimizam a área e deixam os produtos de limpeza longe do alcance de crianças e animais domésticos. “Esponjas, pregadores e panos de chão podem ficar em cestos ou caixas plásticas”, conta. Itens como vassouras, tábuas de passar e ferros podem ser pendurados em suportes, fixados nas paredes. Ao fazer os furos, confira a planta hidráulica do imóvel e localize a posição dos canos. Baldes devem ser empilhados sob o tanque. Gavetões ou cestos são bons para separar as roupas sujas das limpas. “Na falta de espaço, um gancho atrás da porta serve para pendurar camisas”, diz Marcelle.