DESCRIÇÃO

Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.

sábado, 23 de janeiro de 2016

ARQUITETURA NO CINEMA: MINORITY REPORT







O renomado diretor Steven Spielberg, 3 anos antes das filmagens reuniu um grupo de especialistas de várias áreas como arquitetura, ciência computacional e biomedicina, para que imaginassem como seria o futuro em 2054. Criando a chamada "bíblia de 2054", um guia de oitenta páginas em que se detalhou o funcionamento econômico, social e tecnológico que serviria de base para o contexto do filme.
Graças ao detalhismo vemos então, na cidade de Washington D.C., futurista que por sua alta tecnologia e a manipulação genética, o departamento de justiça consege prever o futuro através de uma visão premonitória nos sonhos de três jovens que são mantidos em completo êxtase graças à poderosas drogas. Tal sacrifício, mais tarde averiguaremos, é de forma obrigatória e esconde um passado tortuoso, cheio de abusos e autoritarismo.  
Esta sociedade é eficiente e sofisticada. O Caos desapareceu do dia-a-dia graças à automação. Contudo, um verdadeiro BIG BROTHER de centenas de câmeras vigiam a cidades detectam cada um dos habitantes nas suas atividades fazendo com que os cidadãos perdessem qualquer intimidade que pudessem ter dentro do espaço público. É uma sociedade que para melhorar suas condições de segurança cedeu o controle das regras e leis à tecnologia, uma sociedade que aprendeu a obedecer e não questionar.
A cidade de Minority Report aparece desumanizada. É uma cidade mecanizada que vem à tona como um grande sistema inteligente, onde o homem é distanciado de muitas atividades diárias com a finalidade de aumentar a produtividade e fluidez. Dentro das lojas de departamento já não existem humanos, somente projeções holográficas que recebem o cliente; as fábricas funcionam de maneira autônoma e sem a necessidade de supervisão; pelas novas e vertiginosas rodovias, os automóveis se conduzem sozinhos e os humanos convertem-se em simples passageiros.
A tecnologia não somente possui um papel fundamental na vida diária das pessoas, mas também sua presença transformou a configuração clássica da cidade moderna. Isso pode ser visto, sobretudo, nas novas rodovias, cujo desenvolvimento é tanto vertical como horizontal, e sua extensão resulta em uma prolongação da arquitetura dos grandes arranha-céus.
Nos encontramos frente a um determinismo tecnológico. O urbanismo e a arquitetura são simples resultados da tecnologia? Minority Report nos oferece um panorama alternativo sobre o desenvolvimento humano e nos mostra o perigo de um modelo de cidade desumanizada. 
CENAS CHAVE
1. Nova configuração do Panorama Urbano
O avanço da tecnologia, oferecendo um sistema de levitação magnética, altera por completo o modo de descolar-se pela cidade. A infraestrutura se fusiona com a arquitetura.



2. Determinismo Tecnológico
A tecnologia condiciona de maneira absoluta a forma da cidade? O homem é substituído pela máquina para oferecer uma rodovia limpa e sem tráfego. 



3. Novas Fronteras para o Urbanismo
A tecnologia oferece uma nova configuração de urbanismo. A rodovia sobe por grandes arranha-céus oferecendo um novo panorama no modelo de "rua fechada". (Locked Down).



4. Redesenho da Arquitetura Doméstica
Os novos meios de transporte também oferecem uma mudança de configuração dentro do lar. A garagem torna-se um simples elevador diretamente conectado a rodovia.



5. Fachadas Midiáticas 
Andar pelas ruas a meia noite tornou-se algo seguro graças ao sistema. Entretanto, os edifícios incorporam enormes telas tecnológicas que oferecem ao pedestre mensagens mercantis. 



6. Publicidade Invasiva
Dentro do espaço público, numerosos anúncios holográficos abordam o cidadão de forma personalizada. Caminhar perdeu todo seu anonimato, resultando em uma atividade agoniante. 



7. Novas Tecnologias / Computação Gestual
De uma estética atrativa, a tecnologia presente no filme serviu de inspiração para a atualidade. Grandes telas flexíveis obedecem os gestos das mãos de seus operários. 



8. Projeções Holográficas
Não somente modificaram a configuração da publicidade, mas também os espaços dentro do lar. Anderton olha com tristeza velhas recordações na solidão do seu apartamento.



9. Alta Tecnologia a serviço da Lei
Para combater uma criminalidade alarmante, a justiça é feita da tecnologia mais atual. Entretanto, ela não altera a essência do homem que é suscetível a corrupção. 



10. O Desenho de uma Utopia / LEXUS 2054
Desejosos de um futuro credível, o diretor encarregou o desenhista Harald Belker de projetar o veículo dofuturo, que resultou em um desenho fantasioso com um motor elétrico e grandes sistemas de segurança.



11. Manipulação Genética
Uma vez vencidos os criminosos que mantinham a cidade sequestrada, as ruas se enchem de crianças que saem pedindo doces. O espaço público volta para as mãos dos seus verdadeiros donos.



12. A Liberdade Condicionada / Privacidade Perdida
Pequenas "aranhas" robóticas inspecionam a população dentro da privacidade do seu lar. As pessoas cedem a integridade de sua liberdade com a promessa de uma vida sem prejuízos.



13. Filtro Sépia / Ambientes Degradados
Apesar dos avanços tecnológicos, a cidade continua apresentando áreas marginalizadas, decadentes e sujas, onde a delinquência e os marginalizados se refugiam. 



14. Filtro Cinza / Ambiente Carcerário 
Anderton visita a prisão de PreCrimen em busca de respostas. Predomina o uso do concreto nos materiais com um cinza deprimente, incomodando e pressionando o espectador. 



15. Filtro Azul / Ambientes Tecnológicos
A luz natural foi substituída por completo pela artificial, da mesma maneira em que o homem foi substituído por completo nos processos de produção.



16. Filtro Branco / Ambientes Públicos
As áreas desenvolvidas da cidade são apresentadas arrumadas e seguras como uma grande zona comercial. A luz enfatiza a cor dos produtos e convida o público a comprar. 



17. Filtro Natural / Ambientes Naturais
Perseguido, Anderton foge da cidade em direção ao subúrbio. Distante da tecnologia, o panorama é mais natural e a luz solar ilumina todos espaços. 



18. Filtro Quente / Novo Amanhecer
No fim da história, os Precogs encontram paz no campo. Hoje em dia, o papel da cidade pós-moderna está sendo questionado a medida em que as pessoas procuram refúgio longe dela.



FICHA TÉCNICA

Data de Estreia: 17 de Junho 2002
Duração: 145 min.
Direção:Steven Spielberg
Produção: Gerald R. Molen / Bonnie Curtis / Walter F. Parkes / Jan de Bont
Roteiro: Scott Frank / Jon Cohen
Baseado em: "The Minority Report", de Philip K. Dick
Elenco Tom Cruise, Colin Farrell, Samantha Morton, Max von Sydow.
Gênero: Ficção científica
Música:John Williams
Direção de arte:      Alex McDowell
Direção de fotografia: Janusz Kamiński

SINOPSE
O filme passa-se em Washington no ano de 2054. A divisão pré-crime conseguiu acabar com os assassinatos, nesse setor da polícia o futuro é visualizado antecipadamente por paranormais, os precogs, e o culpado é punido antes que o crime seja cometido.

Os três precogs só trabalham juntos e flutuam conectados num tanque de fluido nutriente. Quando eles têm uma visão, o nome da vítima aparece escrito numa pequena esfera e noutra esfera está o nome do culpado. Também surgem imagens do crime e a hora exata em que acontecerá.

Estas informações são fornecidas a uma elite de policiais, que tentam descobrir onde será o assassinato, mas há um dilema: se alguém é preso antes de cometer o crime pode esta pessoa ser acusada de assassinato, pois o que motivou a sua prisão nunca aconteceu?

O líder da equipe de policiais é John Anderton (Tom Cruise), que perdeu o filho de seis anos antes em virtude de um sequestro. O desaparecimento da criança fê-lo viciar-se em drogas e ainda continua dependente, mas isto não o impede de ser o policial mais atuante na divisão pré-crime. Porém algo muda totalmente a sua vida quando vê, através dos precogs, que matará um desconhecido em menos de trinta e seis horas.

A confiança que Anderton tinha no sistema rapidamente fica abalada e John segue uma pequena pista, que pode ser a chave da sua inocência: um estranho caso que não foi solucionado. Mas apurar não é uma tarefa fácil, pois a divisão pré-crime já descobriu que John Anderton cometerá um assassinato e todos os policiais que trabalhavam com ele tentam agora capturá-lo. 
Logo John começa uma corrida contra o tempo para tentar provar sua inocência, durante esta busca ele descobre diversas fraudes no sistema e uma delas é que as pessoas tem o poder de mudar seu próprio destino.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário