DESCRIÇÃO

Apresentamos um pouco de nosso trabalho. Mas também buscamos reunir o excelente trabalho de vários arquitetos, designers, artesãos e afins. Agregar informação para referencia e tentando sanar duvidas. Todos que buscam dar conforto e chamar uma construção de lar.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

COMO FAZER: O PASSO-A-PASSO DE PINTURA DE PAREDES

BEABÁ DA CASA NOVA

PASSO-A-PASSO DA PINTURA DE PAREDES
Para um bom serviço de pintura é importante saber como escolher o material, definir os produtos e preparar a parede.
Erros na preparação da superfície podem causar problemas como:
eflorescência – formação de manchas esbranquiçadas devido ao reboco úmido


saponificação – manchas causadas pela reação da tinta com a cal e pelo cimento do reboco

desagregação – pintura e reboco se soltam
descascamento ou calcinação

formação de bolhas

aparecimento de manchas

fissuras e trincas.


Se houver manchas por infiltração, verifique a causa e faça a impermeabilização. Antes de pintar, espere a umidade secar, limpe a área com solução de água e água sanitária e aplique um fundo preparador.
Em ambientes internos podem ser aplicados os três tipos de tinta látex – Econômica, Standard e Premium. O acabamento – fosco, acetinado ou brilhante – depende do usuário, mas tintas brilhantes são, em geral, mais resistentes. Confira no rótulo da lata informações sobre indicação de aplicação, preparação da superfície e tipo de tinta, além da data de validade.
Pincéis e trinchas são usados para recortes e acabamentos e têm numeração indicando diâmetro ou largura. Ao escolher, dobre as cerdas. Se voltarem à posição inicial, os fios não se soltarão durante a pintura. Para áreas grandes, use rolos, de lã de carneiro ou sintética. Para acabamento, use rolos de lã de pelo curto. Ao escolher, aperte com força. Eles devem voltar à posição inicial. Umedeça-os levemente em água antes do uso. Veja os passos para pintar uma parede.
Cálculo da quantidade de tinta
Para calcular a quantidade de tinta, é preciso saber a taxa de cobrimento, informada no rótulo da lata. Normalmente, o rendimento gira em torno de 40 m²/ demão/galão, ou seja, um galão de 3,6 l cobre, com uma demão, 40 m² de parede. Para saber o tamanho da área a ser pintada, multiplique a altura pela largura de cada parede e some os resultados. Como exemplo, considere uma sala com as seguintes dimensões:
Sala = 5 m x 4 m

Pé-direito = 3 m
Vamos calcular a área total das
paredes. Assim:
AT = (A parede 1 x C parede 1)
+ (A parede 2 x C parede 2) +
(A parede 3 x C parede 3) + (A
parede 4 x C parede 4)
Sendo que:
AT = área total
A = altura
C = comprimento

Voltando à sala do exemplo:
AT = (3 x 5) + (3 x 5) + (3 x 4) + (3 x 4)

AT = 54 m²

No entanto, para calcular a área a ser pintada é preciso descontar a área dos elementos que não são pintados, como portas e janelas. No exemplo em questão, esses são os tamanhos dos elementos:
Área da porta de entrada:

0,60 m x 2,10 m = 1,26 m²

Área da porta da varanda:

1 m x 2,10 m = 2,10 m²

Área a ser descontada:

3,36 m²

Logo:
Área a ser pintada = 54 m² – 3,36 m²
Área a ser pintada = 50,64 m²

Considerando duas demãos, é preciso tinta suficiente para cobrir 101,28 m² de parede. Para calcular quantos galões serão necessários, vamos considerar que cada galão cobre 40 m². A conta a ser feita é uma regra de três simples. Acompanhe:
1 galão = 40 m²

x galões = 101,28 m²
40 x = 101,28
x = 101,28/40
x = 2,5 galões

Passo-a-passo:
1. Materiais e EPIs: Tinta, fundo preparador, massa regularizadora, solvente, rolo, pincel, trincha, bandeja, lixa, espátula, fita crepe, pano para limpeza, lona ou jornal para forrar, luvas, máscara, capacete e óculos. Dependendo da altura é necessário escada e extensor de rolo.
* Dica: se for no ambiente externo retire folhas de janelas, portas, batentes, espelhos de tomadas, pregos. O que não puder ser removido deve ser protegido com fita adesiva. Forre o piso com plástico, jornal ou papelão. Evite dias chuvosos ou com vento, temperatura muito baixa e umidade relativa do ar acima de 90%.
2. Para limpar manchas, esfregue um pano umedecido. Espere secar para pintar. Se a mancha não sair, verifique a causa do problema para evitar que ela volte a aparecer.
3. A superfície precisa estar seca e sem poeira, gordura ou mofo. Use massa corrida para corrigir imperfeições, como buracos e fissuras.
4. Retire o pó com um pano. Com o pincel, passe uma camada de fundo preparador em toda a extensão da rachadura. Como a massa absorve muita tinta, isso evita manchas. Aguarde secar.
5. Para uniformizar a superfície e melhorar a aderência, lixe depois que a massa secar.
6. Para aumentar a durabilidade da pintura, passe o fundo preparador em toda a parede para selar porosidades e uniformizar a absorção da tinta. Espere secar antes de pintar.
7. Antes de despejar a tinta na bandeja, mexa bem o conteúdo da lata, encostando o misturador no fundo.
8. Para diluir a tinta, use apenas água potável e limpa. Verifique a quantidade de água na embalagem. Para evitar desperdício, despeje a tinta na bandeja, coloque a água na lata e mexa soltando o resto de tinta que ficou no fundo.
9. Depois de despejar a água, misture novamente a tinta.
*Dica: Para economizar lixa e aumentar a firmeza ao segurar, o ideal é que ela fique do tamanho da sua mão. Dobre a folha em quatro partes, conforme mostrado.
Como dobrar a lixa
*Dica: Tome cuidado para não passar o rolo muito rápido, pois isso faz a tinta espirrar. Espere o tempo indicado pelo fabricante para que a tinta seque. Depois, aplique uma segunda demão em toda a pintura, reiniciando o trabalho pelos recortes. Por fim, se afaste da parede e verifique se há manchas.
10. Se houver muita tinta no rolo ou pincel, ela vai escorrer e manchar. Para retirar o excesso, após mergulhar o pincel raspe-o na borda da bandeja. O rolo deve ser pressionado contra a lateral.
11. Comece a pintura pelo encontro de paredes e teto ou cobertura, fazendo todos os recortes. Depois passe o rolo em zigue zague sem afastá-lo da parede, como se estivesse fazendo um grande M, W ou N. Preencha o espaço com movimentos verticais. No final, levante lentamente o rolo para não deixar marcas. Para evitar manchas, não interrompa o trabalho por muito tempo.
12. Resíduos de tinta devem ser devolvidos para a lata e encaminhados para locais que promovam a recuperação ou incineração de forma ecológica.
13. Para conservar os pincéis e rolos, após o uso retire o excesso de tinta passando-os em um pedaço de papel ou jornal. Se a tinta for à base de água, lavar em água corrente e com água e sabão.
*Dica final: A água deve ser descartada em ralos, tanques ou vasos sanitários. Com isso, ela irá para a rede de esgotos, evitando a contaminação de rios e córregos. Essa orientação, válida apenas para as tintas à base de água, é amparada por estudos técnicos realizados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati).
Boa pintura! 😉

Nenhum comentário:

Postar um comentário